This blog is published chronologically. Go straight to the most recent post.

Dia 3 - Roma

sunny 23 °C

No nosso 1° dia em Roma a programação inicial era fazer o passeio de ônibus turístico (hop on hop off). Aquele que passa pelos principais pontos turísticos e você pode descer e subir quantas vezes quiser. Gostamos de fazer isso logo que chegamos nas cidades maiores pois nos dá senso de direção e localização, além, é claro, de poder ver a cidade de outro ângulo.

Como estava um belo sábado de sol, resolvemos caminhar do hotel até a Igreja de Santa Maria Maggiore e dalí até a estação Termini, estação de trem central de Roma. Alí pegamos o busão.

Nós no busão

Após uma volta completa pelos principais pontos turísticos de Roma, começamos nossa peregrinação.

A primeira parada foi na Piazza Venezia para apreciar o monumento a Vitorio Emanuelle II. Uma bela e enorme construção de mármore.

Monumento a Vitorio Emanuelle a partir da Piazza Venezia

Piazza Venezia ao fundo

Depois começamos a andar pelas ruas da cidade eterna. O objetivo era alcançar o Panteão e a Fontana di Trevi.

No caminho uma visita a Igreja Santa Maria sopra Minerva. Chegando no Panteão, após algumas fotos e antes de entrar, paramos para a bóia. A primeira refeição tinha que ser uma pizza. Escolhemos um local privilegiado: de frente para o Panteão.

Panteão

Primeira pizza em Roma: em frente ao Panteão

Entramos no Panteão e tivemos a sorte que após uns 20 minutos o local foi evacuado pois iria ter uma missa. Sorte por que ele estava muito lotado e nós ficamos nos amarrando para sair e conseguimos uma foto com ele praticamente vazio.

Dentro do Panteão

Saindo dali subimos em direção à Fontana di Trevi. Chegando lá, uma muvuca contrastando com a beleza do local. Pudera, é uma das atrações mais famosas de Roma.

Fontana di Trevi

Olha a muvuca

Não podíamos deixar de jogar uma moedinha e fazer o pedido.

Lá vão nossos euros....

Hummm, acho que sei o que ela pediu... E deu certo, o desejo se realizou...

Como já era fim de tarde, não podíamos perder a Fonte iluminada a noite. Passeamos mais um pouco pelas redondezas e voltamos já era noite. O visual continuou bonito assim como o povo.

Fontana di Trevi a noite

Comemos algo por alí mesmo e, cansados, retornamos de metrô ao hotel.

Publicado por lnsilva 5:00 Arquivado em Itália Tagged roma Comentários (0)

Dia 4 - Roma

semi-overcast 22 °C

Nosso segunda dia em Roma começou da mesma forma que o primeiro. Como tínhamos passe de 48hs para o ônibus turístico, caminhamos até a Igreja Santa Maria Maggiori e pegamos o busão em direção ao Coliseu e a Roma antiga para a 1° parte da nossa programação de domingo.

Coliseu de cima do busão

Para evitar as filas gigantestas para comprar ingresso, já havíamos adquirido o Roma Pass que, além de dar direito a 2 dias grátis no transporte público, também dá acesso livre a duas atrações e, o mais importante, sem filas. O Coliseu foi a primeira atração eleita para o arrego.

E lá fomos nós....

Coliseu

Dentro do Coliseu

Oia nóis !

Após o Coliseu utilizamos nossa segunda atração 'di grátis' no Forum Romano. No caminho, uma parada para foto junto ao Arco de Constantino. Ali estão as principais atrações da Roma Antiga como o Monte Palatino, o Templo de Venus e Roma e o Circo Maximo.

Arco de Constantino

Coliseu a partir do Monte Palatino

Forum Romano

Geral da Roma Antiga

Após a visita a Roma Antiga fomos caminhando pela Via Dei Fori Imperiali a pé. Como era domingo, o trânsito estava interrompido. Deu para tirar essa fotinho aí...

Via dei Fori Imperiali

Já era meio da tarde e, como era domingo, fomos fazer que nem os romanos: comer uma bela macarronada. Pegamos a dica do restaurante na internet - Bibo. O preço justo e comida boa.

Rango de domingo no Bibo

Para baixar a comida, caminhamos em direção ao monumento a Vitorio Emanuelle e subimos para conhecer de dentro. Depois, seguimos de busão em direção a Piazza Navona e Campo di Fiori. Uma bela caminhada pelas ruas e ruelas de Roma até que chegamos a tardinha na Piazza Navona.

Essa é uma das praças mais famosas de Roma. Em estilo barroco, cercada de prédios por todos os lados. Entre eles, o da Embaixada do Brasil. Entre os destaques, as fontes. E vários cafés, artistas de rua, etc.

Piazza Navona

Fontana di Netuno

Fontana dei Fiume

Piazza Navona no fim de tarde

Já caindo a noite fomos em direção ao Campo de' Fiori, o coração do centro histórico. Aqui, toda a manhã, se realiza uma das feiras mais populares de Roma. A noite, a atração são os bares e restaurantes. Visitamos também a bela Piazza Farnese onde fica a Embaixada da França.

Campo de' Fiori

Fim de noite, comemos de pé mesmo um sandubão, tomamos umas birras e voltamos de metro para o hotel.

Publicado por lnsilva 5:00 Arquivado em Itália Tagged roma Comentários (0)

Dia 5 - Roma

semi-overcast 24 °C

Boa parte da segunda-feira foi dedicada ao Vaticano. Basicamente o Museu (incluindo a Capela Sistina) e a Basílica de São Pedro.

Para evitar as enormes filas para comprar ingresso para o museu, já havíamos adquirido com mais de um mês de antecedência pela internet. Já havia lido que as filas eram enormes mas, ao vivo, elas eram impressionantes. Dava a impressão que quem tava da metade para o final não ia conseguir entrar naquele dia. Olha só uma parte da fila....

Filas para o Museu do Vaticano

Quando a gente chega, mesmo com o ingresso, fica meio apavorado. Como eu vou entrar com esse povo todo ? Mas chegando na porta de acesso é tudo bem organizado. Os tickets tem horário marcado, de 20 em 20 minutos, e só pode entrar quem está no horário. Nem antes nem depois.

Ao chegar nossa hora fomos para a fila (umas 10 pessoas) para acessar o museu e entramos rapidamente. Lá tem todo um esquema de segurança com detetor de metais, por exemplo.

Dentro do museu é muito bonito. Olha só a escada em espiral.

Escada com dupla hélice

A coleção do Museu do Vaticano é a mais cara do mundo. Inclui obras de Da Vinci, Rafael, Caravaggio. Além dos afrescos de Michelângelo, atração maior.

Parte interna do museu

Algumas das obras da coleção:

Laocoonte (escultura do século I d.C.)

Quadro de Caravaggio

O final da visita é na Capela Sistina.

Capela Sistina

Afrescos de Michelangelo no teto da Capela Sistina

Confesso que a beleza da Capela Sistina fica meio ofuscada pelo povo que está dentro do pequeno espaço. De um lado todo mundo alucinado murmurando e tirando fotos e de outro os seguranças gritando por silêncio e para não tirar foto. Mas ninguém dá muita bola....

Saindo do museu fomos para a praça de São Pedro para visita a Basílica de São Pedro. Aqui também a fila é grande, já havíamos sentido pela manhã, mas até que ela anda rápido. Afinal a entrada é grátis, é mais para organizar e controlar a entrada do pessoal. Também com detetor de metal no acesso.

Praça de São Pedro com a Basílica ao fundo

Púlpito onde o Papa dá a benção

Impressionante interior da Basílica

Túmulo do Papa João Paulo II

Cúpula

Nós na Praça de São Pedro com a Basílica ao fundo

Saindo do complexo do Vaticano fomos em direção a Piazza e Scalinata di Spagna, um tradicional ponto de encontro. São 12 lances de escadas que levam até o topo.

Passamos pelo Castelo Sant'Angelo as margens do Tibre.

Castelo Sant'Angelo

Chegamos na Piazza di Spagna já ao anoitecer.

Scalinata di Spagna

Scalinata di Spagna, vista do alto

Para fechar a noite, vamos ao sacrifício....

O sacrifício

Publicado por lnsilva 5:00 Arquivado em Itália Tagged roma Comentários (0)

Dia 6 - Roma

overcast 18 °C

No feriado de 1° de Maio saímos do hotel e caminhamos até a igreja de San Giovani in Laterano. Esta é a Catedral de Roma (e não a Basílica de São Pedro como muitos pensam). Lá em frente estava ocorrendo uma manifestação em homenagem ao dia do trabalho com shows e muita gente.

Catedral de San Giovanni in Laterano

Ficamos pouco tempo por alí e nos deslocamos em direção ao outro lado do Rio Tibre, em Trastevere.

Antes disso, passamos pelo Teatro di Marcello e atravessamos o rio passando pela Isola Tiberina. É uma pequena ilha em meio ao Tibre.

Sobre a ponte com a Isola Tiberina ao fundo

Nesse dia acabamos pegando um pouco de chuva. Mas foi coisa rápida, nada que um guarda-chuva de 2 Euros do camelô não resolveu. Caminhamos pelas ruas estreitas do Trastevere e chegamos na Igreja de Santa Maria in Trastevere, localizada em uma praça com mesmo nome. Essa foi uma das mais belas que visitamos em Roma.

Igreja de Santa Maria in Trastevere

Paramos para o almoço numa das inúmeras trattorias do bairro. Fomos de massa, claro.

Almoço no Trastevere

Depois, continuamos nossa caminhada pelo bairro para a digestão.

Ruas de Trastevere

No meio da tarde seguimos em direção a Piazza del Popolo, a praça do povo. No caminho, passamos pela Piazza Navona, bem mais lotada que no sábado.

Piazza Navona

Também, passamos por várias igrejinhas, entramos em algumas, todas muito bonitas. Encontramos até a imagem do Menino Jesus de Praga.

Imagem do Menino Jesus de Praga

No fim de tarde o sol resolveu dar as caras. Passamos pela Via del Corso e chegamos na Piazza del Popolo.

Piazza del Popolo

Fomos subindo em direção a Villa Borghese, um grande parque verde onde se tem belas vistas da cidade.

Caminhamos pela Villa Borghese e apreciamos o cair da tarde sobre a cidade.

Roma a partir da Villa Borghese

As cúpulas das igrejas de Roma

Comemos algo por ali mesmo, num café em meio ao parque, e retornamos mais cedo ao hotel para arrumar nossas malas, acordar cedo e curtir mais um pouco de Roma antes da ida para Florença.

Publicado por lnsilva 5:00 Arquivado em Itália Comentários (0)

Dia 7 (Parte 1) - Roma

sunny 25 °C

No nosso último dia em Roma fizemos o checkout, deixamos as malas na recepção do hotel e partimos para as últimas compras e despedidas.

Passamos pelo Coliseu e pela Roma Antiga. O dia estava muito bonito, olha só as imagens do Foro Romano:

Foro Romano

Outra

Subimos ao Campidoglio e passamos pelo monumento a Vitorio Emanuelle.

Campidoglio

De lá, seguimos em direção a Fontana di Trevi. Antes, um pit stop.

Uma parada para uma 'água'.

A Fontana di Trevi pela manhã fica muito bonita.

Fontana di Trevi

Já era final da manhã, retornamos ao hotel, pegamos as malas e fomos para a estação Termini pegar nosso trem para Florença. Nos despedimos de Roma com sorvete.

Sorvete na estação Termini

A imagem que fica da cidade eterna não podia ser outra que não seu símbolo maior, o Coliseu.

Próxima parada: Florença !

Publicado por lnsilva 5:30 Arquivado em Itália Tagged roma Comentários (0)

(Textos 6 - 10 de 27) « Página 1 [2] 3 4 5 6 »