This blog is published chronologically. Go straight to the most recent post.

Dia 7 (Parte 2) - Florença

sunny 21 °C

Pegamos o trem na Estação Termini em Roma e chegamos em Florença na Estação Santa Maria Novella por volta de 17 horas. O trem era bem moderno, quase um TGV, e estava vazio.

Nosso hotel era próximo da estação, mas ainda sim, para não ficar andando, subindo e descendo escadas com nossas malas, pegamos um táxi.

Chegamos no Hotel Alba, fizemos check in, deixamos nossas malas a já fomos bater perna.

Nosso quarto no Hotel Alba

Florença (ou Firenze) é o berço do Renascimento. É a capital e maior cidade da região da Toscana com cerca de 370 mil habitantes. As margens do Rio Arno, é considerada uma das cidades mais belas do mundo. Destacam-se as diversas e belíssimas catedrais de épocas e estilos diferentes. A cidade também é cenário de obras de artistas do Renascimento, como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Giotto, Botticelli, Rafael Sanzio, Donatello, entre outros.

Nosso hotel era bem localizado, fizemos tudo a pé. Quase tudo. Utilizamos ônibus para subir na parte alta da cidade somente. A alguns passos do hotel já ficava a Igreja de Santa Maria Novella, na praça de mesmo nome.

Praça e Igreja Santa Maria Novella

Caminhamos em direção ao centro histórico para um reconhecimento. Passamos pela igreja de Santa Maria Maggiore e logo em seguida chegamos no Duomo, a grande atração de Florença. Na realidade é a Igreja de Santa Maria del Fiori. Falamos mais a frente.

Duomo

Passamos rápido por ali, íamos visitá-la em outro dia com mais calma. Seguimos pela Via de Tornabuoni, com muitas lojas de grife, e chegamos na praça central de Florença, a Piazza della Signora. Nessa praça estão várias estátuas, a fonte de Netuno e o Palazzo Vecchio.

Piazza della Signora

Palazzo Vecchio

Seguimos em direção ao Rio Arno, ainda era dia, e vimos a bela cena do sol se pondo e iluminando a Ponte Vecchio. A Ponte Vecchio é a mais famosa da cidade. Sobre a ponte existem prédios e diversas lojas de jóias.

Rio Arno e Ponte Vecchio

A noite fomos jantar no restaurante A2. Pegamos a dica na internet. Além dos diversos pratos, eles tem a opção de servir pequenas porções num menu degustação. Estava bem cheio, esperamos uns 30 minutos por uma mesa mas valeu a pena.

Vieram porções de 7 pratos diferentes e mais a sobremesa, também com pequenas porções dos doces originais.

O local é bem legal, com pratos nas paredes assinados por famosos que passaram por ali.

Uma das porções do A2

A(s) sobremesa(s)...

Decoração do Restaurante A2

Na volta para o hotel passamos pelo Duomo todo iluminado.

Duomo a noite

Fechando o dia, uma foto das ruas de Florença a noite

Florença a noite

Publicado por lnsilva 6:00 Arquivado em Itália Tagged florença Comentários (0)

Dia 8 - Florença

sunny 22 °C

Após o bom café da manhã do Alba, fomos conhecer a Igreja de Santa Maria Novella por dentro.

Igreja Santa Maria Novella

Depois fomos em direção ao rio até a Ponte Vecchio. Visitamos antes a igreja Borgo Ognissanti e chegamos na Ponte Vecchio.

Ponte Vecchio

Oia nóis !

Vista do interior da ponte, parece mais um calçadão

Uma das atrações de Florença são os museus. Um dos mais famosos do mundo é a Galeria del Uffizzi. Rumamos para lá no final da manhã. Já tínhamos comprado os ingressos com um mês de antecedência com hora marcada para evitar filas.

Galeria del Uffizzi

Não se pode tirar fotos dentro do museu, mas em uma área junto ao restaurante é possível, tem-se uma bela vista do rio e das pontes.

Ponte Vecchio a partir da Galeria del Uffizzi

Palazzo Vecchio visto do terraço da Uffizzi

Após a visita ao museu a próxima parada era a Basílica de Santa Croce. Nessa basílica estão os restos mortais de importantes celebridades do renascimento, como Dante Alighieri, Maquiavel, entre outros.

Basílica Santa Croce

No final de tarde, fomos até a Piazza della Signora para um café. Com essa vista da praça.

Piazza della Signora

Retornamos ao hotel para um descanso e saímos a noite para jantar. Comemos num dos restaurantes da Piazza della Republica, o Domini.

Nossa janta

E foi-se o dia....

Publicado por lnsilva 5:00 Arquivado em Itália Tagged florença Comentários (0)

Dia 9 - Florença

Florença e Pisa

sunny 23 °C

FLORENÇA

Nesse dia saímos do hotel e passamos numa das farmácias mais antigas da Italia. Fazem produtos de manipulação a não sei quantos anos.

Depois fomos visitar o Duomo. Ou melhor, a Igreja Santa Maria del Fiori. O complexo é composto pela Catedral (Duomo), o Campanario e o Batistero.

Complexo da Catedral Santa Maria del Fiori

O Duomo é a cupula da igreja e foi construído pelo arquiteto Brunelleschi entre 1402 e 1436 (por isso é chamado de Duomo de Brunelleschi).

Santa Maria dei Fiori

Interior da igreja

O Duomo

O Batistero de São João fica em frente a Catedral. É um dos prédios mais antigos da cidade e famoso por suas imensas portas de bronze.

Batistero

Finalmente, o Campanario de Giotto que foi projetado pelo arquiteto Giotto em 1334.

Campanario

Em frente a Catedral

Saindo dali fomos a visita a outro importante museu de Florença. A Galleria dell'Accademia. É lá que fica a estátua de David de Michelangelo. Também já havíamos comprado as entradas pela internet, com hora marcada, mas nem tinha tanta fila. Entramos no final da manhã e ficamos até umas 13hs.

Não pode tirar foto, evidentemente, mas conseguimos uma, discretamente, do David.

David de Michelangelo

Saindo do museu fizemos um lanche rápido e fomos para a estação de trem para ir até Pisa ver qual é que era da tal torre.

PISA

Saímos da estação Santa Maria Novela em direção a Pisa passava das 2 da tarde. Tinha 2 opções: trem rápido até Pisa Centrale (1 hora e depois 10 minutos de ônibus) ou trem convencional até Pisa San Rossare (1 hora e meia e depois caminhada de 15 minutos). Pegamos o trem rápido que saía em 15 minutos.

Chegando em Pisa Centrale o ônibus que leva a Piazza dei Miracoli onde está o complexo estava esperando bem em frente a estação. Rapidinho chegamos na Piazza dei Miracoli.

Entrada da Piazza dei Miracoli

O complexo é composto pela Catedral de Pisa, o Batistero e o Campanario (a torre em si). Assim como a Igreja Santa Maria del Fiori.

O Complexo

Chegamos no momento em que a muvuca estava começando a ir embora. Como a noite caía depois das 20hs tínhamos bastante tempo para aproveitar o complexo. Resolvemos não subir na torre inclinada, até por que deveria ser reservado com antecedência. Compramos ingresso que dava direito a 2 atrações (fora a subida na torre). Entramos no museu e no batistero.

Batistero

Interior do Batistero

Depois, a catedral.

Catedral, de frente

Catedral, lateral

Finalmente, a torre. Ou melhor o Campenário.

Torre de Pisa

Nessa foto, com o alinhamento da catedral, é possível perceber a incrível inclinação da torre.

Inclinação da torre

É, é claro, as fotinhos que todo mundo faz....

Segurando a torre....

Não deixa cair.....

Mais uma

E as nossas fotos...

Nós e a torre

E, para fechar, fotinho protetor de tela.

Campo dei Miracoli

No retorno para a estação, pegamos o fim de tarde sobre o rio Arno que também cruza por Pisa.

Fim de tarde em Pisa

Saímos de Pisa umas 20:30 e chegamos de volta a Florença quase 22hs. Fomos direto jantar.

Em frente a Estação Pisa Centrale

FLORENÇA

A Janta foi na La Grotta di Leo, mais uma dica da internet. Restaurante tradicional e com pizza famosa na cidade.

Pizza 'individual' da Grotta di Leo

E lá se foi a sexta.....

Publicado por lnsilva 5:36 Arquivado em Itália Tagged florença Comentários (0)

Dia 10 - Florença

sunny 24 °C

Sábado de sol em Florença e fomos conhecer a parte alta da cidade, do outro lado do Rio Arno, o bairro de Oltrarno. Pegamos o ônibus que nos deixou nos pés da Igreja de San Miniato Al Monte.

Subimos a escadaria até chegarmos aos pés da igreja. Lá estava se realizando um casamento. Demos um rápida olhada e ficamos admirando a vista até que ele acabasse e pudessemos entrar para conhecer a igreja.

Subindo os degraus da igreja, com o cemitério ao lado

A igreja de San Miniato al Monte

Interior da igreja durante o casamento

Ficamos admirando a vista de Florença do alto do monte. Veja a grandiosidade do Duomo se destacando na paisagem.

Florença vista da igreja de San Miniato

Momento fotos:

Após a visita, começamos a descida a pé. Existem vários paradouros com belas vistas da cidade. Como as da Piazzale Michelangelo:

Florença vista da Piazzale Michelangelo

Duomo visto da Piazzale Michelangelo:

Ou da Piazza G Poggi:

Mais uma

Já de volta a parte baixa da cidade, percorremos as ruelas de San Nicollo.

Ruas de San Nicollo

Depois, passamos pelo Palazzo Pitti

Palazzo Pitti

A seguir fizemos um lanche num dos cafés junto a Ponte Vecchio e caminhamos pelo centro histórico.

É, não tá fácil para ninguém....

O restante da tarde foi de compras e uma visita final ao Duomo.

Olha o portão de bronze do Batistero

Foto protetor de tela

Retornamos ao hotel para deixar as coisas, arrumar as malas e nos preparar para a última noite em Florença.

Na última noite na cidade fomos a Piazza della Signora. A noite também é muito bonita.

Loggia dei Lanzi

Palazzo Vecchio

Interior do Palazzo Vecchio

E essa foi nossa estada em Florença. Cidade com cultura e beleza por todos os lados.

Nossa lembrança é da cidade vista de longe

Próxima parada: Toscana de carro !

____________________________________________________

Publicado por lnsilva 5:43 Arquivado em Itália Tagged florença Comentários (0)

Dia 11 - Toscana

RAPOLANO TERME E MONTEPULCIANO

overcast 16 °C

Paisagens bucólicas, cercadas de parreiras, oliveiras, ciprestes e girassóis. Cidades com uma arquitetura imponente capaz de fazer o viajante se sentir na própria Renascença. Uma experiência dos deuses a cada refeição. Essa é a Toscana, a região mais famosa e charmosa da Itália.

A capital da Toscana é Florença, cidade que já exploramos. Mas é no seu interior, nas pequenas cidades como San Gimigniano, Siena, Montalcino, Pienza, que estão escondidos seus tesouros. Localizada no centro da Itália, a Toscana foi um importante centro comercial durante a Antiguidade e Idade Média, fazendo parte do Império Romano. Daí vem a grande variedade e quantidade de construções colossais que se apresentam por todas as cidades da região. São Igrejas, Museus, Prédios Públicos e Bibliotecas em estilo Renascentista, Gótico, entre outros. Um verdadeiro tesouro da civilização antiga.

E, como em qualquer região italiana, a gastronomia também é um forte da Toscana. Massas, pães, molhos, bolos, e vinho, muito vinho. É assim que aproveitamos esse paraíso....

Fizemos o checkout no hotel e fomos em direção a Europcar pegar o carro que havíamos reservado pela internet. A loja era perto do hotel, 3 quadras de distância. Mesmo assim, deixamos as malas na recepção e fomos a pé pegar nossa 'viatura'. Como era domingo, a loja funcionava das 9 às 12 horas somente.

Tinha pouca gente quando chegamos, fizemos o cadastro, assinamos documentos e de repente tinha uma multidão na loja. Ainda bem que chegamos bem na hora certa. Já com o carro, pegamos as malas no hotel e seguimos para conhecer o interior da Toscana.

CHIANTIGIANA

O caminho mais curto de Florença a Rapolamo Terme, onde fica nosso hotel, era pela autoestrada A1. Mas o planejamento era ir pela via Chiantigiana, a S222, que atravessa o Chianti, uma das famosas rota dos vinhos da Toscana, com belas paisagens.

Como o dia estava meio cinzento, com alguns pingos de chuva, atravessamos as cidadezinhas mas só paramos para as fotos. Queríamos chegar logo ao hotel para ainda fazer alguma programação à tarde. Passamos por Greve in Chianti, Radda in Chianti, Gaiole in Chianti e Castelnuovo Barardenga, até retornar a autoestrada que nos leva até Rapolano Terme.

Já de carro

Algumas fotos tiradas da viagem pela Chiantigiana

RAPOLANO TERME

Nosso hotel foi resultado de uma dica do blog Viaje na Viagem do Ricardo Freire. É o Laticastelli Country Relais. Era um antigo castelo do século XIII, construído para proteger Siena. Depois, se transformou numa vila medieval. Depois de ficar anos abandonada, foi transformada em hotel de agriturismo. Foi um dos melhores que ficamos na viagem, bem diferente dos hotéis tradicionais.

Ficava estrategicamente a beira da estrada. Na real, tinha uma estradinha exclusiva que levava até o hotel, cerca de 2 km acima da montanha. Olha só:

Acesso interno do Laticastelli

O Hotel

Nosso quarto

Realmente, valeu a dica do site. E cada Euro pago pela diária. Muito legal ficar num lugar construído a mais de 700 anos, com todo conforto e silêncio, em meio as paisagens da Toscana.

Mais adiante colocamos algumas fotos da estrutura.

MONTEPULCIANO

Já instalados, fomos para nossa primeira missão. O destino foi Montepulciano.

Montepulciano é uma cidadezinha medieval erguida toda em pedra no alto da colina (uma das mais altas de toda a Toscana), com um belo centro histórico caracterizado por uma sucessão de vielas imperfeitas e fachadas irregulares, cercado por muralhas e fortalezas. Sua notoriedade deve-se também à riqueza de seus excelentes vinhedos, de onde se extrai o Vino Nobile di Montepulciano.

No deslocamento, começamos a presenciar as tais "paisagens bucólicas" da Toscana. Como essa aí:

A cidade é cerca por uma muralha medieval que protegia a cidade. Essa é uma das entradas:

Entrada de Montepulciano "Porta al Prato"

A Piazza Grande concentra os principais prédios históricos como a igreja (Duomo) e os palazzos. É onde ocorrem as típicas festas da cidade. Nesta praça foi filmada uma cena do filme Sob o Sol da Toscana.

Piazza Grande

Na escadaria do Duomo

Ficamos nos perdendo pelas ruelas e admirando a vista do alto da muralha de Montepulciano.

E, claro, nos esbaldando nas diversas lojas com vinhos e guloseimas típicas da região.

Olha a foto....

...ficou boa !

Retornamos para o hotel com nossas comprinhas.

A noite fomos no restaurante do hotel conferir as maravilhas da culinária Toscana. O restaurante é aberto ao público em geral é muito bem recomendado na região.

O ambiente do restaurante é muito bonito e acolhedor. Fomos para o sacrifício com um legítimo Nobile de Montepulciano:

E assim foi nossa noite de domingo na Toscana.....

__________________________________________________________

Publicado por lnsilva 6:00 Arquivado em Itália Tagged toscana Comentários (0)

(Textos 11 - 15 de 27) « Página 1 2 [3] 4 5 6 »